Evite a dor de cabeça com consequências de práticas prejudiciais ao seu negócio. Conheça os erros tributários mais comuns e saiba o que fazer para evitá-los!
A gestão fiscal e tributária de uma empresa influencia a credibilidade do negócio, afeta o desenvolvimento e atrapalha o crescimento dela. No entanto, ao realizar esses processos, muitos erros graves podem surgir ao longo do caminho e gerar transtornos para a empresa.
Mas, a boa notícia é que existem os sistemas de gestão empresarial que auxiliam para evitar esses problemas, pois promovem a emissão das notas fiscais de modo seguro, prático e simplificado. Isso é possível através da tecnologia e normas que fazem com que as notas fiscais geradas correspondem às leis.
Muitos empresários se esquecem de que a nota fiscal é uma garantia tanto para o cliente quanto para empresa, afinal, esse é o documento que demonstra a integridade do produto ou serviço prestado. Vamos falar mais sobre isso?
Continue acompanhando essa matéria para saber mais!
1. Não emitir notas fiscais
Não emitir nota fiscal é considerada uma prática de sonegação fiscal, ou seja, é um crime. Porém, muitas empresas, na tentativa de fugirem da burocracia e altos impostos, comprometem a empresa ao deixarem de fornecer esse documento fiscal tão importante para os clientes e fornecedores.
De acordo com a Lei 4.729/1965, não realizar a emissão das notas fiscais é crime e constitui sonegação de impostos:
“Prestar declaração falsa ou omitir, total ou parcialmente, informação que deve ser produzida a agentes de pessoas jurídicas de direito público interno, com intenção de eximir-se, total ou parcialmente, do pagamento de tributos, taxas e quaisquer adicionais devidos por lei”.
Portanto, as notas fiscais comprovam que a venda foi realizada e demonstra as informações da movimentação, serviço prestado ou produto vendido.
2. Ignorar os erros tributários e não solucioná-los
Ignorar os resultados dos erros de gestão tributária e não aplicar estratégias de melhoria prejudicam as atividades do negócio e, principalmente, o financeiro, uma vez que a empresa pode sofrer com valores imprevistos de multas.
Portanto, o erro de muitos empreendedores é não se alertarem para as tarefas tributárias do empreendimento e realizá-las da forma certa, correspondendo ao que consta na lei. Além disso, isso também implica em mais burocracia para lidar.
Realizar a emissão manual de notas e não utilizar um ERP
Com o auxílio de um sistema de gestão integrado, ou ERP, é possível realizar a gestão da empresa de modo menos burocrático e sem enrolação. Parece até um sonho, não é mesmo?
A Datarey Sistemas oferece uma plataforma planejada para emitir notas fiscais de forma simplificada. Além de simplificar essa demanda, a sua empresa estará cumprindo a lei corretamente e aumentando a confiança que os consumidores depositam na marca.
Gostou dessas dicas? Com a DataRey Sistemas você encontra um excelente software de ERP para o seu negócio. Aproveite o demonstrativo de 20 dias gratuitos. Fale com a nossa equipe!
Contato: (62) 3277-9200.