O que fazer para melhorar a experiência de compra do cliente? Essa é uma pergunta que todo bom gestor, que se preocupa com o avanço e destaque da empresa no mercado deve fazer. Há diversas estratégias para aplicar na rotina do negócio e em seus departamentos. São tantas que até mesmo os pequenos detalhes, como a escolha dos sistemas de gestão, implicam na experiência de compra do cliente.
Mas, antes de tudo, o que é a experiência do cliente? Em síntese, é um conjunto de percepções, sensações e vivências que um consumidor tem de determinada marca durante o processo de compra.
Por isso é muito importante entender que ofertar preços atrativos, promoções e diferenciais especiais por si só não conquistam os clientes, afinal, o que faz com eles voltem a comprar é a experiência. Portanto, o bom atendimento projeta a visão de que a empresa é responsável e comprometida. Para isso, o ideal é alinhar essas estratégias com o time de atendimento.
Já que é preciso fidelizar e criar relacionamento para que o consumidor não apenas compre produtos ou serviços, mas também enxergue valor, cuidado e goste de ser atendido por ela. É preciso gerar encantamento para que isso aconteça, e isso vai depender da experiência que ele teve com a organização.
Mas, o que fazer para que a experiência de compra do cliente seja especial?
- Ofereça treinamento para capacitar a equipe com técnicas de atendimento que funcionam e geram a satisfação do cliente;
- Automatize processos e ganhe mais agilidade no atendimento;
- Mantenha um relacionamento: crie conteúdo atrativos nas redes sociais, envie e-mail e mensagens comunicando as novidades;
- Amplie as formas de pagamento para atender os mais diversos métodos, bandeiras cartões e até mesmo o PIX;
- Invista em pós-venda: tenha um canal de comunicação para atender o seu cliente após as vendas, como receber reclamações para saná-las o quanto antes.
- Utilize sistemas de gestão para organizar os departamentos, estruturar o estoque para e atualizá-lo constantemente.
Um ERP melhora a experiência de compra dos seus clientes
Os sistemas de gestão integrado – ERP – reduzem falhas, aumentam a produtividade das empresas e otimizam os processos. Logo, é possível ter diversos setores da empresa alinhados com estratégias, ferramentas avançadas e tecnologia. Essa implementação repercute em um atendimento eficaz e ágil!
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