
De acordo com a Lei 4.729/1965, a não realização de notas fiscais é crime e pode ser interpretado como sonegação de impostos, confira:
“Prestar declaração falsa ou omitir, total ou parcialmente, informação que deve ser produzida a agentes de pessoas jurídicas de direito público interno, com intenção de eximir-se, total ou parcialmente, do pagamento de tributos, taxas e quaisquer adicionais devidos por lei”.
Uma nota fiscal assegura que tributos sejam pagos corretamente pela empresa, e também garante uma maior segurança ao cliente e ao fornecedor. Ela é a prova do consumidor que uma compra foi realizada e o valor que foi movimentado.
Dessa maneira, uma nota fiscal pode servir para eventuais restituições de valor ou abatimento proporcional ao valor da compra.
Cupom Fiscal?
Muitas pessoas podem optar pelo cupom fiscal, que sendo emitido pelo Emissor de Cupom Fiscal, mostra as principais informações da transação, como dados da empresa, data e hora. Porém, a nota fiscal oferece mais detalhes, como o CNPJ da empresa e mais:
– Descrição dos bens ou serviços;
– Valor total da transação;
– Impostos e tributos das mercadorias;
– Dados do cliente;
– Informações da transportadora;
– Detalhes da forma de pagamento.
Dessa forma, a procedência dos produtos pode ser verificada com maior facilidade, bem como há maior segurança em casos de trocas e eventuais acionamentos de garantia de produtos.
Nota fiscal com a Datarey
Para ter esse recurso, então, em sua empresa. é só utilizar um sistema de gestão empresarial confiável e que emita notas fiscais de forma facilitada. Conheça a Datarey!
Conheça nossas soluções clicando aqui, e nos siga em nossas redes sociais para maiores informações.