A pesquisa de mercado é o recurso mais utilizado e confiável para conhecer um público, um nicho ou até mesmo a situação de um segmento. Ele ajuda na hora de abrir um negócio, reformular as estratégias de uma empresa ou auxiliar uma a trocar de mercado. Há muitas maneiras de realizar uma pesquisa e muitas vezes isso irá depender do tipo do seu negócio.
Não subestime o poder de conhecer a sua clientela! Quer saber por onde começar?
O primeiro passo é definir qual é a pergunta a ser respondida, pode ser “qual o produto ideal para meu público?” ou “qual o grau de popularidade da minha marca?”, mas o importante é que seja uma pergunta que te ofereça respostas o suficiente para melhorar seu negócio de alguma maneira.
Com o objetivo da pesquisa definido, a metodologia se torna mais clara e assim é possível definir o público-alvo que será entrevistado. Objetivo e amostragem do público devem estar em perfeita harmonia. Cada nicho tem suas particularidades e a comunicação deve ser acertada.
Podem surgir dificuldades em decidir qual o número de pessoas a serem entrevistadas, ou qual tipo selecionar. Essa amostragem pode existir de duas maneiras:
- probabilística: quando todos os elementos do público-alvo têm a mesma chance de serem escolhidos;
- não probabilística: quando os elementos são escolhidos por critérios como conveniência, acessibilidade e indicação.
A escolha da modalidade deve ser feita de acordo com o seu objetivo!
Seja por telefone, internet, e-mail ou pessoalmente, o importante na hora de aplicar um questionário é assegurar que as informações sejam garantidas e auditadas.
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