A curva ABC tem como função classificar produtos que estão presentes no estoque da empresa, de acordo com o grau de importância de cada um. Além de ser de extrema valia para o controle geral da empresa, é muito utilizado para saber quais produtos estão em falta e quais não podem ficar em déficit.
Mas como funciona a curva ABC? Como ela pode melhorar a organização do estoque da sua empresa? Vamos responder todas estas perguntas logo abaixo.
O que é e como funciona a curva ABC?
A curva ABC é uma técnica de organização e controle de estoque, que tem como finalidade categorizar a estocagem da sua empresa por maior e menor relevância. Assim, é possível mapear qual produto é mais vendido e não deixar que ele fique em falta.
Ou seja, a curva ABC permite que você faça um ranqueamento dos produtos da sua empresa e veja qual deles dá mais retorno. Os que trazem mais retorno financeiro são classificados como produtos da curva A, os que traem médio retorno são os da curva B. Já os de baixo retorno ficam na curva C.
Mas como é feito esse cálculo?
Para realizar o cálculo da curva ABC é necessário listar todos os seus produtos com a quantidade vendida e o valor do produto, defina o período a ser analisado (última semana, mês ou ano).
Em seguida, calcule qual é a participação em percentual de cada produto nas vendas. Para isso, faça a divisão do valor total por produto pelo total de vendas da loja. Faça a análise seguindo os dados abaixo:
Produtos classificados como A: são os itens responsáveis por até 80% das vendas;
Produtos classificados como B: são os itens responsáveis por até 15% das vendas;
Produtos classificados como C: são os itens responsáveis por até 5% das vendas.
Importância da curva ABC
Por meio deste cálculo, é possível definir melhor os gastos da empresa e não fazer compras desnecessárias. Você trabalhará de acordo com a demanda no mercado e o seu estoque ficará mais direcionado para o que o público consome em maior quantidade.
Gostou do conteúdo de hoje? Compartilhe nas redes sociais para que outras pessoas possam ler também! Fique ligado(a) no blog da Datarey Sistemas e nos siga nas redes sociais Facebook e Instagram.